10 Grandes Vantagens da Automação Industrial

Postado por admin 21/03/2018 0 Comentários

A indústria seguiu um longo caminho até a era da automação e da inteligência artificial. No antigo mundo industrial, as atividades manuais dos trabalhadores cumpriam papel central na linha de produção. De fato, eram as mãos dos operários que davam vida às linhas de montagem. Nos últimos 40 anos, no entanto, a automação industrial se tornou a principal vantagem competitiva em praticamente todos os ramos da indústria.

A automação industrial estabelece constantemente  novos padrões de produção e eficiência, mas você sabe o porquê? Vamos discutir dez grandes vantagens da automação industrial que fazem com que ela seja tão valiosa.

 

1 – Diminui o tempo de produção

Uma das mais importantes vantagens da automação. Ter uma máquina automatizada definitivamente acelera o tempo de produção. Enquanto trabalhadores humanos estão sujeitos a variações e são menos precisos, as máquinas têm alto grau de repetibilidade e eliminam riscos de falhas.

 

2 – Menos erros humanos

Uma consequência direta da diminuição do trabalho manual na linha de produção. Por mais bem treinada que seja uma equipe, erros humanos acontecem por razões diversas. Ao colocar as atividades a cargo de uma célula robótica, a probabilidade da tarefa não ser feito como esperado é infinitamente menor do que quando comparado a um trabalhador humano.

 

3 – Menos custos com mão de obra

Ao substituir trabalhadores por maquinário automatizado, um dos reflexos é na folha de pagamentos da empresa. O custo de mão-de-obra é um fator crítico no mercado brasileiro, e automatizar os processos de produção ajuda a enxugar a folha e diminuir a necessidade de manter um grande número de operadores.

 

4 – Maior segurança no chão de fábrica

Ao mesmo tempo que se diminui os custos com folha de pagamento, ter menos empregados significa que menos pessoas estão sujeitas a acidentes. Além disso, máquinas automatizadas, desde que a empresa cumpra as normas de segurança (especialmente a NR12), possuem operação segura e diminuem o número de tarefas perigosas que tem de ser feitas.

 

 

5 – Maior volume de produção

Com uma linha mais rápida e mais precisa, o resultado é um volume maior de produção. Esta é uma das vantagens que fez a automação se difundir no mundo industrial.

 

6 – Flexibilidade da linha de produção

Com uma linha de montagem rápida e reprogramável, é possível realizar a produção just-in-time, ou seja, quando houver encomendas. A automação se consolidou mais ou menos na mesma época do taylorismo e do lean manufacturing e, de fato, são conceitos interligados. Uma linha automatizada permite uma produção enxuta e adaptável.

 

7 – Maior qualidade de processo e produto

Um ponto que muitas vezes passa despercebido é a grande aplicação da automação nos processos de qualidade do produto. Não são a produção, mas as etapas de testes e verificação também podem ser automatizadas para melhor controle de qualidade e atendimento às normas.

 

8 – Manufatura operando 24 horas por dia

Ao contrário da mão-de-obra humana, que tem que ser substituída a cada turno de trabalho, o maquinário industrial opera 24 horas por dia e 7 dias por semana, sempre com a mesma performance e repetibilidade (desde que com os processos de manutenção e inspeção em dia).

 

9 -Possibilidade de medir e controlar processos

Com o desenvolvimento de máquinas e robôs mais sofisticados, uma grande vantagem da automação que foi incorporada à indústria é a possibilidade de medir e controlar todo o processo de produção. Toda planta automatizada hoje em dia conta com diversos sensores e controladores. As informações são todas reunidas em uma interface homem-máquina (IHM) amigável e permitem o gerenciamento da fábrica de forma mais fácil e com informações em tempo real.

 

10 – Mais precisão e repetibilidade

Já citadas algumas vezes, a precisão e repetibilidade são características importantes das plantas automatizadas. Comparado a um empregado que realiza a mesma tarefa, uma máquina é capaz de realizar a atividade repetidas vezes sem variações no grau de precisão ou no tempo gasto.

Graças a essas vantagens a automação industrial tem feito empresas mais competitivas e eficientes. Cada vez mais é importante ter uma planta automatizada e com maquinário de nível tecnológico atual.

Apesar de tudo, alguns fatores devem ser considerados na hora implementar um processo de automação industrial. A presença de parceiros que ofereçam serviços de projeto, manutenção e consultoria de qualidade é fundamental para que o corebusiness de sua empresa seja beneficiado por todas as vantagens que acabamos de conhecer.

 

*fonte: Fersiltec

Comente